cover
Tocando Agora:

Tocata e partita de Bach serão ouvidas em recital na USP

Concerto do cravista Sérgio Carvalho será no dia 10, ao meio-dia, na sala de música da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Tocata e partita de Bach serão ouvidas em recital na USP
Domínio público via Wikimedia Commons

Jornal da USP

Obras compostas originalmente para cravo, a Tocata em Sol Menor (BWV 915) e a Partita em Mi Menor (BWV 830), do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), serão executadas pelo cravista Sérgio Carvalho, do Coral da USP (Coralusp), no dia 10, terça-feira, ao meio-dia, na sala de música da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP. Trata-se do último concerto da série Bach Anno X, que deu continuidade à série de recitais iniciada por Carvalho em 2014, na BBM.

A Tocata em Sol Menor é uma obra de juventude de Bach – composta entre 1707 e 1708 -, que já revela a maestria do compositor na área da música para teclado. Uma das sete tocatas preservadas de Bach, ela conserva as características típicas do gênero tocata, entre elas a forte ênfase na improvisação, o estímulo à criatividade e o virtuosismo exigido do intérprete. Publicada pela primeira vez em Leipzig, na Alemanha, em 1839 – 89 anos depois da morte de Bach -, ela foi gravada por alguns dos principais tecladistas modernos, entre eles o alemão Karl Richter (1926-1981), o canadense Glen Gould (1932-1982) e o inglês Trevor Pinnock.

Já a Partita em Mi Menor (BWV 830) pertence ao período de maturidade de Bach. Ela foi composta em Leipzig entre 1726 e 1731 e publicada no volume 1 do Clavier-Übung (Exercício de Teclado), que veio a público em 1731, embora a peça apareça numa primeira versão no Klavierbüchlein für Anna Magdalena Bach (Livrinho de Teclado para Anna Magdalena Bach), de 1725. Ela revela o pleno domínio do teclado então já adquirido pelo compositor.

Ao longo dos dez anos em que realizou a série de recitais com obras de Bach na BBM, o cravista Sérgio Carvalho ofereceu ao público algumas das mais complexas obras para teclado, entre elas as seis partitas presentes no Clavier-Übung, os 48 pares de prelúdios e fugas dos volumes 1 e 2 de O Cravo Bem Temperado, as seis Suítes Francesas e as seis Suítes Inglesas.

Bach nasceu em Eisenach, na Turíngia, no leste do atual território da Alemanha. Entre 1708 e 1717, atuou como músico na corte de Weimar, onde compôs o maior e melhor repertório para órgão já produzido. Entre 1717 e 1723, trabalhou como diretor de música da corte de Cöthen, a serviço do príncipe Leopold von Anhalt-Cöthen, época em que criou algumas dezenas de obras-primas da música instrumental, como os seis Concertos de Brandenburgo, as seis Suítes para Violoncelo e peças para violino, cravo e flauta. De 1723 até sua morte, em 1750, foi o kantor (diretor de música) da luterana Sankt-Thomas Kirche, a principal igreja de Leipzig. Ali ele produziu o mais exuberante conjunto de composições sacras da história da música, formado por cerca de 200 cantatas, a Paixão Segundo São Mateus, a Paixão Segundo São João, o Magnificat, seis motetos e o Oratório de Natal, entre outras obras.


O recital Bach Anno X, do cravista Sérgio Carvalho, será realizado no dia 10, terça-feira, ao meio-dia, na sala de música da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP (Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, em São Paulo). Entrada grátis

Comentários (0)