cover
Tocando Agora:

Concerto de música telemática acontece nesta quinta-feira, dia 19

Evento é coordenado pela professora Cássia Carrascoza Bomfim, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP

Concerto de música telemática acontece nesta quinta-feira, dia 19
Cássia Carrascoza Bomfim/Youtube

Jornal da USP

Um concerto virtual de música telemática – tipo de música de câmara em que os músicos tocam juntos, mas mediados pela tecnologia – será realizado nesta quinta-feira, dia 19, às 15 horas, com transmissão ao vivo pela internet (neste link). Em seguida, às 16 horas, através da plataforma digital Zoom (neste link), acontece uma roda de conversa com músicos, compositores e público, que abordará a música telemática. Os dois eventos fazem parte do 6º Ciclo Internacional de Convergências Sonoras, promovido pelo Laboratório de Flauta do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, coordenado pela professora Cássia Carrascoza Bomfim.

Dois grupos dedicados à música telemática vão se apresentar no concerto: o Trio Janela, que tocará a composição audiovisual colaborativa Reminiscência, e o Ensemble Telemático LaFlauta, que exibirá Estudos sobre Texturas nº 3 (2024), de Danilo Rossetti, e Onde Estava Esse Som (2024), de Fernando Iazzetta.

O Trio Janela é formado por três musicistas profissionais: Viv Corringham (voz e eletrônica), de Nova York, nos Estados Unidos; Diane Roblin (piano, eletrônica e teclado), de Toronto, no Canadá; e a professora Cássia Carrascoza Bomfim, que é flautista. “Trabalhando de forma colaborativa, criamos, desenvolvemos e executamos música ao vivo pelas plataformas Jacktrip e Zoom, trabalhando dentro da latência e das propriedades do ambiente virtual”, explica Cássia. “A música que produzimos é influenciada por nossas diversas formações em música clássica, improvisação, multimídia, eletrônica e jazz. Como um grupo internacional, usamos nossas habilidades distintas para criar música telematicamente, explorando as ferramentas e possibilidades da performance ao vivo, baseada em rede, on-line.”

Já o Ensemble Telemático LaFlauta é formado por alunos de graduação do curso de Música do Departamento de Música da FFCLRP, coordenados pela professora Cássia. O grupo integrou o projeto Connecting Creative Communities: Our Music, Our Stories, criado pelo professor brasileiro Paulo Chagas, da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e realizou vários concertos, disponíveis na internet (assista a um deles neste link).

Assista no link abaixo a um concerto de música telemática da professora Cássia Carrascoza Bomfim, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP. 

Concertos, livros e álbum de música

O concerto virtual será a conclusão do projeto de pesquisa Música Telemática: Conectividade em Ambiente Virtual, auxiliado pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), que tem a professora Cássia como pesquisadora responsável. “No âmbito dessa pesquisa, implantamos um centro de música telemática que contou com a colaboração de importantes pesquisadores especialistas na interdisciplinaridade da música e tecnologia, compositores brasileiros e estudantes de graduação”, destaca Cássia. “Nessas intensas colaborações fomos criando espaços de convivência musical a distância, em torno de práticas musicais intermediadas pela tecnologia.”

O projeto resultou em mais de 70 concertos, capítulos de livros, artigos, palestras e cursos. Além disso, Cássia e Paulo Chagas produziram o álbum audiovisual imersivo Sound Imaginations: Telematic Immersion, que reúne obras para flauta, vídeo e eletrônica em tempo real, incluindo a faixa Sound Imaginations Improvisations (2022), também disponível na internet (neste link). A professora atuou ainda em parceria com o pesquisador, compositor e músico computacional Mikhail Malt, em pesquisas sobre espacialização sonora em ambiente virtual.

Comentários (0)